Zura!
> Eletrodomésticos
> Ar Condicionado

Ar Condicionado

766 resultados encontrados

Compartilhe esse resultado com amigos
Visualizar por
Lista
Grade
Imagens

Está em dúvida ?

Visite nossoGuia de Compras

Filtrar

Publicidade

Como escolher

Antes de comprar um ar condicionado, é preciso saber se o ambiente no qual o aparelho vai ser instalado tem condições de receber este tipo de equipamento. Se a instalação for feita em uma janela, é preciso certificar-se de que o aparelho não vá restringir a luminosidade vinda do ambiente externo.

 Ar condicionado de janela

Também é preciso observar se a potência do aparelho atende às necessidades do ambiente de acordo com sua área. Comprar um ar condicionado com potência inadequada é o erro mais comum cometido pelos consumidores mais desinformados. Isto ocorre quando o usuário calcula mal o tamanho do ambiente no qual será instalado o ar condicionado. A relação entre área e potência do aparelho é o que determina se o ar condicionado vai oferecer a o resfriamento mais adequado a determinado ambiente. O número de pessoas que irá ocupar o local também deve ser contabilizado nesse momento.

 

A sigla BTU designa a unidade métrica utilizada para calcular a potência dos aparelhos de ar condicionado. Os modelos de mais baixa potência partem de 4000 BTUs e são recomendados para ambientes com área reduzida, como um quarto. Quanto maior o número de BTUs, maior será a potência do aparelho e consequentemente a área de alcance. O cálculo correto pode ser encontrado em sites especializados. A escolha correta para o ambiente, além de trazer resultados mais satisfatórios, poderá resultar também em economia de energia.

 Ar condicionado split

A vedação também é outro ponto ao qual o usuário deve ficar atento no momento da instalação. É sempre recomendável que esse serviço seja feito seguindo as especificações do fabricante para que o aparelho de ar condicionado alcance a durabilidade esperada.

 

Outras funções inclusas nos aparelhos de ar condicionados mais recentes são os opcionais com temporizadores, como timer e o desligamento automático, tipo sleep. O ajuste de temperatura inteligente é outro item disponível e permite que o aparelho de ar condicionado se adapte às condições ideais do ambiente.

 

O ruído muito intenso emitido por alguns aparelhos de ar condicionado, além de desagradável, pode perturbar o sono. O modelo de ar condicionado do tipo split emite menos ruído, pois é dividido em duas unidades uma interna e outra externa.

Ar condicionado portátil 

O consumo de energia de um ar condicionado pode ser avaliado no momento da compra graças à avaliação do selo Procel, que, assim como em outros eletrodomésticos, avalia a sua eficiência energética.

 

A limpeza do ar condicionado deve ser feita periodicamente. No caso de aparelhos de uso contínuo, recomenda-se que o filtro de espuma, que fica na parte frontal dos aparelhos de janela, seja lavado uma vez por mês. A limpeza do ar condicionado deve sempre seguir as especificações do fabricante e, em alguns casos, exige a troca de alguns componentes do aparelho.

O que é

Ao longo da história, o homem vem sofisticando cada vez mais suas roupas e sua moradia para se proteger das mudanças climáticas. Isso, sobretudo, diz respeito à mudança de temperatura, que em certas partes do planeta atinge variações tremendas.

 Ar condicionado de parede

O típico clima tropical brasileiro é capaz de proporcionar temperaturas bastante agradáveis ao longo do ano. Entretanto, em algumas regiões do país, o calor intenso pode se tornar um verdadeiro incômodo e atrapalhar até as atividades mais corriqueiras. Assim como o frio, que também pode causar outras dificuldades nas localidades onde o inverno é mais rigoroso. Isso acontece porque a temperatura ambiente é uma das principais responsáveis pela sensação de conforto nos seres humanos. Funções vitais do corpo humano, como a circulação sanguínea, sofrem influência direta da temperatura.

 

Até a metade de do século XX, o homem contava com poucos recursos para amenizar o incômodo causado pelas mudanças de temperatura. O surgimento dos primeiros aparelhos de ar condicionado veio em decorrência do aperfeiçoamento das técnicas de refrigeração. O controle sobre a temperatura nos ambientes internos permitiu uma série de avanços em diversos campos. No uso doméstico, além das geladeiras e freezers, os aparelhos de ar condicionado já estão incorporados ao nosso dia a dia e o custo desse eletrodoméstico está cada vez mais acessível.

Características

Ar condicionado de janelaTambém chamados de condicionadores de ar, os aparelhos de ar condicionado são muito associados ao ar frio, por provocarem, em geral, o resfriamento da temperatura dos ambientes. Esta função, chamada de arrefecimento, é apenas em uma das propriedades desses eletrodomésticos. Alguns aparelhos de ar condicionado também são capazes de proporcionar aquecimento nos dias de frio. Além disso, promove a renovação, filtragem e ventilação do ar nos ambientes. Os mais recentes aparelhos de ar condicionado contam ainda com as funções de umidificação, mais recomendada para o inverno, e desumidificação do ar, indicada para o verão. 

 

Para funcionar mais corretamente, o ar condicionado deve ser ligado somente quando o ambiente estiver isolado da ventilação natural. Mesmo uma pequena fresta em uma janela pode causar alterações na temperatura do ambiente. Esse descontrole sobre a temperatura pode gerar grande desperdício de energia elétrica se o aparelho de ar condicionado estiver em funcionamento.
Tipos

Os aparelhos domésticos de ar condicionado podem ser encontrados em três tipos principais e cada um deles segue um padrão de instalação diferente.

 

Ar condicionado de janelaAr Condicionado de Janela

Os aparelhos de ar condicionado de janela são os modelos mais comuns no mercado e apresentam-se no formato único semelhante a uma caixa. Podem ser instalados em janelas ou em paredes, em nichos ou espaços propriamente preparados.

 

 

 

 

 

 

 

Ar Condicionado SplitAr condicionado split

O aparelho de ar condicionado splité um modelo dividido em duas partes, a interna e a externa, conectadas por uma mangueira, as partes do equipamento funcionam separadamente. Esses modelos não necessitam de uma janela ou de um nicho específico para sua instalação.

 

Também chamados de high wall ou ainda hi-wall, os modelos de ar condicionado split existentes no mercado, em geral vêm equipados com telas LED para indicar a temperatura e outros controles. Esses modelos geralmente são acompanhados de um controle remoto que comanda todas as funções do equipamento, já que, muitas vezes, o aparelho de ar condicionado não está acessível, por estar preso à parede ou ao teto.

 

Ar condicionado portátilAr Condicionado Portátil

Existem ainda os aparelhos de ar condicionado portáteis, que são especialmente equipados com rodas para facilitar a locomoção entre os cômodos. Mesmo sendo portáteis, esses modelos exigem que o aparelho esteja sempre conectado a um tubo extensor ou mangueira, que fará a troca de ar com o ambiente externo.

Marcas

Logo BrastempBrastemp

Adquirida pela Whirpool no ano 2000, a Brastemp é considerada uma das empresas mais inovadoras no setor de eletrodomésticos. O ar condicionado Brastemp é mais recomendado para aplicações domésticas.

 

 

 

CarrierLogo Carrier

A Carrier é uma das líderes no mercado de ar condicionado. Criada em 1915, a empresa leva o nome do inventor do primeiro aparelho de ar condicionado, Wills Carrier, que também fundou a própria companhia. A linha de condicionadores de ar Carrier tem equipamentos para aplicação doméstica e comercial.

 

Logo ConsulConsul

A marca Consul foi responsável pela fabricação do primeiro ar condicionado totalmente fabricado no Brasil, nos anos 70. Desde então, vem sendo umas das líderes de mercado no segmento de ar condicionados domésticos e seus aparelhos são dos mais conhecidos do país.

 

 

ElectroluxLogo Electrolux

O fabricante de eletrodomésticos Electrolux também tem uma linha de ar condicionado. A empresa de origem sueca foi fundada em 1919 e seus condicionadores de ar são voltados para o mercado doméstico e comercial.

 

 

Logo ElginElgin

O Grupo Elgin tem diversificada atuação no mercado. É fabricante de produtos para informática, eletrônicos, fundição, telefonia, refrigeração e móveis de cozinha. A empresa iniciou suas atividades em 1952 e os aparelhos de ar condicionado Elgin chegam ao mercado nos tipos split, split teto-chão e de janela.

 

 

 

FujitsuLogo Fujitsu

A japonesa Fujitsu dedica-se há mais de quatro décadas ao mercado de engenharia eletrônica e TI.  A empresa foi fundada em 1935 e está no país desde 1972. No Brasil, os aparelhos de ar condicionado Fujitsu são comercializados sob a marca Fujitsu General.

 

 

Logo LGLG

Instalada no Brasil de 1997, a marca multinacional sul-coreana de fabricante de eletrônicos LG foi criada com a união das empresas Lucky e Goldstar, em 1958. Entretanto, as origens da empresa vêm desde 1947. A empresa abandonou a denominação Lucky-Goldstar em 1995 para melhor completar a estratégia de entrada no ocidente. Os aparelhos de ar condicionado LG são mais voltados ao mercado doméstico.

 

SpringerLogo Springer

Uma das líderes do segmento no Brasil, a Springer foi fundada em 1934, em Porto Alegre. A empresa é especialista em artigos para refrigeração e suas operações no mercado de ar condicionados funcionam por meio de uma joint venture com o fabricante Carrier. Os aparelhos de ar condicionado Springer são voltados para o mercado doméstico e comercial.

 

Logo SamsungSamsung

A Samsung foi fundada em 1936 e é atualmente uma das marcas das líderes do segmento de equipamentos eletrônicos. A marca sul-coreana fabrica ainda eletrodomésticos e equipamentos para a indústria. O ar condicionado Samsung é mais conhecido por suas aplicações domésticas.

 

 

YorkLogo York

A York é a marca de ar condicionados do grupo Johnson Controls. Fundada em 1885, a Johnson Controls é uma empresa especialista em equipamentos para refrigeração e controle de temperatura. A companhia também é uma das líderes na fabricação de baterias automotivas e tem desenvolvido inúmeras tecnologias para o setor. O ar condicionado York tem aplicações comerciais e domésticas.

Ar condicionado do tipo janela, split ou portátil?

Antes de escolher entre os tipos de ar condicionado existentes no mercado é preciso que o local de instalação seja avaliado. Cada tipo requer um diferente modo de instalação. 

 Ar condicionado de teto

A existência de janelas pode facilitar a colocação de um ar condicionado já que o aparelho é próprio para instalação neste tipo de vão e é ainda o modelo mais comum no mercado. Em ambientes nos quais existe apenas uma janela, recomenda-se que a instalação de um ar condicionado desse tipo seja feita na parede. Além do buraco que precisa ser feito na parede, é necessário utilizar um suporte para dar apoio ao aparelho.

 

Esse tipo de ar condicionado é mais indicado para escritórios e ambientes nos quais já existe o espaço feito para sua instalação. A vedação nesse tipo de aparelho pode ser um problema.

 Ar condicionado split

O aparelho de ar condicionado do tipo split leva vantagem no momento da instalação já que não necessita de uma janela ou de um nicho ou buraco específico para ser acoplado. Esse modelo requer somente que a mangueira seja acoplada em ambas as partes, interna e externa. Ela pode passar por pequenas frestas ou buracos.

 

Nos lançamentos que chegam ao mercado, predominam modelos de ar condicionados do tipo split, que são razoavelmente mais caros. São também os aparelhos que contam com mais opcionais.

Ar condicionado portátil 

Entretanto, se a residência for de grande tamanho ou tenha muitos cômodos, é mais recomendável que o modelo escolhido seja o portátil. O aparelho de ar condicionado portátil é ideal para casas ou apartamentos com diversos cômodos, pois pode facilmente locomover-se com o auxílio de suas rodas.

 

Existem ainda os aparelhos de ar condicionado de teto, que são mais recomendados para as aplicações comerciais. Têm potência e preço muito maiores que os convencionais e servem principalmente para os grandes ambientes.
Curiosidade

Mais do que proporcionar conforto, o controle de temperatura ainda é vital para a realização de algumas atividades e para o dia a dia de certas empresas. Toda a variação do conjunto de condições físicas e atmosféricas – altitude, temperatura, umidade e pressão – são fatores de influência na produção e conservação de muitos produtos.

 Arranha-ceús

O calor excessivo pode prejudicar a performance dos computadores e o frio intenso pode reduzir a produtividade de certas culturas agrícolas. A solução para os dois casos citados está na climatização, que pode ser feita por meio da instalação de um ar condicionado. Nesses casos especificamente em uma sala e em uma estufa.

 

Existem ainda inúmeros ambientes que necessitam da climatização ideal para operar adequadamente. Até mesmo as salas de cirurgia em um hospital devem ser usadas sob temperaturas diferentes em cada caso. Portanto, é importantíssimo que exista o controle de temperatura, tanto em ambientes domésticos quanto em outros industriais ou comerciais.

 

O ar condicionado é também um requisito essencial aos edifícios mais altos. Sabe-se que em grandes alturas, a velocidade do vento é significativamente maior, o que inviabiliza a ventilação natural desses edifícios.

Nenhum produto
Selecione e compare

máximo de 4 produtos

  •  
  •  
  •  
  •  
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail para receber ofertas especiais do ZURA!

carregando...